TANTRA NÃO É TERAPIA! Mas como fazer do Tantra uma prática terapêutica?

Você sabia que o Tantra não é terapia?

Você sabia que um Terapeuta Tântrico não é um cara que faz massagem genital?

Pois é… mas existe várias práticas vindas do Tantra milenar e do neo-tantra que podem ser usadas como ferramentas terapêuticas! Como técnicas de respiração, exercícios, meditações milenares como a prática das 112 meditações tântricas, que podem ser trabalhadas em grupo, individualmente, em casal ou mesmo dentro de consultório como uma prática terapêutica.

É preciso ampliar os horizontes e saber que o Tantra é uma filosofia hindu muito antiga, que traz para nós ensinamentos do yoga, tratados, disciplinas, normas de condutas, rituais e muitas coisas que ainda estão ocultas, e também com ensinamentos e práticas vindas de linhas diferentes do Tantra. Você sabia que existe uma prática do Tantra vinda da “linha da mão direita” e outra prática vinda da “linha da mão esquerda”? É, esse não é um conteúdo para te dar respostas sobre o que é o Tantra, mas para você ampliar a mente e descobrir que tem um Universo gigantesco que vai além da terapia e das massagens.

O Mestre indiano Osho trouxe a linguagem do Tantra com uma forma mais acessível para nós ocidentais, e ele diz:

“A mensagem do TANTRA é que, nós deveríamos ter uma vida livre e natural, criativa e divertida, e não viver de uma maneira reprimida. Tantra aconselha a nos aceitar totalmente como nós somos, seguir com energia, bondade, amor e entendimento. Segundo o Tantra, todos nós somos bons por natureza, e só precisamos de um crescimento natural. Mesmo as más qualidades não são citadas aqui, como ruim ou do mal. Tudo é pro bem. Quando aceitamos nós mesmos na totalidade, o conjunto de bons e maus pontos, reorganizamos nós próprios, levando a uma maior harmonia, suavidade e agradáveis momentos.”

Mas se tem alguma ligação do Tantra com a Terapia, o que seria?

Osho foi o primeiro, e único mestre que começou a falar de terapia em comunhão com a meditação. Mas o interesse não é a terapia, seu objetivo é a meditação.

Osho diz:

“Chuang Tsu ou Gautama Buda, nunca usaram terapia pois não havia necessidade. As pessoas estavam simplesmente prontas, e você podia plantar os brotos de rosa sem limpar o solo. O solo já estava limpo.

Nesses vinte e cinco séculos o homem ficou tão sobrecarregado de entulho, tantas ervas daninhas cresceram em seu ser que estou usando terapia apenas para limpar o terreno, remover as ervas daninhas, as raízes, para que a diferença entre o homem antigo e o moderno seja destruída.

O homem moderno precisa ser feito tão inocente, tão simples, tão natural como o homem antigo. Ele perdeu todas essas grandes qualidades. O terapeuta precisa ajudá-lo – mas seu trabalho é somente uma preparação. Não é o fim. A parte final vai ser a meditação.”

E assim, o Mestre Osho abriu espaço e formou muitos terapeutas que estão espalhados pelo mundo formando novos terapeutas. Atualmente temos várias terapias vindas do Centro de Meditação do Osho e por seus sannyasins como: Osho Pulsation, Star Sapphire male-female, Energywork, Arun, Osho Prana Healing, Osho Renascimento, Osho Rebalancing e várias outras…

Já deu para perceber que as Terapêuticas Tântricas são inúmeras né? E olha que eu nem cheguei a mencionar nada sobre Massagem Tântrica. E sabe o que mais? Existe muitos sannyasins do Osho no Brasil que trabalham com massagens tântricas, o que faz as pessoas associarem as massagens tântricas com o Mestre Osho erroneamente, pois essas massagens possuem origens bem mais antigas, milenares e vindas de culturas diferentes.

Por isso, precisamos começar a desmistificar o Tantra e começar a falar dele em sua origem!

Mas e as Massagens Tântricas? Podemos começar a falar delas?

Talvez, apensar de todas as reflexões deixadas a cima, sua curiosidade pode ainda estar nas benditas e potentes massagens tântricas, não é? E talvez, para te deixar ainda com mais reflexões e com menos respostas lá vai mais uma pergunta: – Você sabia que existe inúmeras massagens tântricas que não tem toque genital? Que algumas nem tem toque no copo físico? É mesmo um universo abundante para ser descoberto!!!!

Todas as terapêuticas tântricas são extremamente potentes, mobilizadoras e libertadoras, e agora vem minha ênfase sobre as massagens tântricas: elas realmente são ferramentas super potentes, alavancadoras de processos! E dentre alguns processos terapêuticos que eu já pude experimentar, elas realmente foram e são uma das práticas mais marcantes para mim, tão…tão… tão potente, que a experiência e o olhar da TERAPIA precisa acompanhar a prática de forma segura e ética.

O que difere de Massagens Tântricas como sessões avulsas e um processo de Terapia?

Percebo colegas de trabalho atuando de forma séria, ética, profissionais competentes através de sessões de massagens tântricas, mas que chegam até um ponto com seus clientes. Em algum momento o processo fica por ali mesmo, algumas sessões, muito mobilizadoras, profundas, mas que falta a continuidade…

 

E que continuidade seria essa? O que falta para sessões tão potentes se tornarem verdadeiros processos?

Mais uma vez o Mestre Osho deixou uma grande pista para gente quando falou: “É possível que a explosão do Tantra venha do Ocidente, porque Freud, Jung, Reich, prepararam o terreno. Nada sabiam a respeito do tantra, mas preparam o solo para o tantra se desenvolver. A psicologia ocidental chegou à conclusão de que a doença humana básica está em algum ponto em torno do sexo, que a insanidade básica do homem é orientada pelo sexo”.”

Osho deixou a pista para nós, e foi assim que a Formação BodyOshean e os Terapeutas BodyOshean na Casa de Lakshmi nasceram. Um método que une a filosofia, práticas como meditações e algumas terapias tântricas, incluindo massagens com as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde como Renascimento, Reiki e a Análise Bioenergética.

A Terapia BodyOshean uniu o oriente com as psicoterapias ocidentais. A abordagem clínica é baseada na Análise Bioenergética de Alexander Lowen, que foi discípulo de Reich e deu continuidade a seu trabalho. Durante toda a formação de terapeutas BodyOshean você passa pelos ensinamentos fundamentais da psicanálise de Freud, estuda arquétipos de Jung e o inconsciente coletivo, passa por disciplinas práticas de atendimento clínico supervisionado e muito mais.

A Terapia BodyOshean une a terapia corporal com a psicoterapia mais clássica! A Terapia BodyOshean foi inspirada nas dicas que o mestre Osho deixou para nós, uma terapia para o homem contemporâneo e que está estrutura em fontes seguras, profundas e resolutivas.

Esse é um processo psicoterapêutico, onde o cliente irá mergulhar na história do seu corpo e acessar camadas profundas do seu inconsciente. Na visão da Psicoterapia BodyOshean tudo está integrado numa sistêmica, e faz parte de um todo. Ela não trata problemas, queixas. Ela apoia e cuida de pessoas.

A Formação em Psicoterapia Vibracional BodyOshean vai muito além de um aspeto profissional. Seguindo os ensinamentos de Osho, Reich, Lowen, a sua própria prática, a sua descoberta, e sua experiência pessoal devem vir em primeiro lugar. Então a Formação BodyOshean tem o objetivo primeiro de transformar vidas, te levar a uma nova descoberta sobre si mesmo, conquistar ferramentas resolutivas para seus desbloqueios, para uma vida mais leve, flexível e prazerosa, e em um segundo momento, a formação tem o objetivo de formar terapeutas capacitados a conduzir processos profundos, apoiar, ajuda e acompanhar pessoas pelo mundo.

Eu sou Kamalinii, coordenadora da Casa de Lakshmi e da Formação BodyOshean junto com Gyandharma, e trilho meu caminho sendo inspirada pelo Mestre Osho.

 

>>> Início da Formação BodyOshean – Agosto 2019

bodyoshean.casadelakshmi.com

 

>>> Leia mais sobre o último post: VOCÊ ESTÁ VIVENDO UM MOMENTO DE CRISE… COMO RECOMEÇAR?